sábado, 31 de dezembro de 2011

O Clube do Bilhão

O Clube do Bilhão, como já disse no post anterior, se refere aos 10 filmes que já passaram a barreira do bilhão nas bilheterias mundiais, desconsiderando-se a inflação que, se ajustada aos valores atuais, colocaria, por exemplo, os 400 milhões feitos por ...E O Vento Levou em 1939 ao incrível patamar de 3 bilhões! Uma curiosidade é que desses 10 filmes, 6 foram lançados só de 2009 pra cá. Isso só graças a inflação, claro, o que quer dizer por exemplo, que mesmo Avatar (2009) sendo o número 1,  ele não teve o mesmo público que Titanic, lançado em 1997 e que não teve os preços do ingresso elevados por causa do 3D. Outra curiosidade é que a única franquia que tem dois filmes nesse ranking é Piratas do Caribe. e também desse 10, 6 tiveram o acrésimo do 3D.

1-Avatar ($2,782,300,000)



Avatar foi lançado em 2009, foi dirigido por James Cameron e despertou o desejo das pessoas irem ao cinema para vê-lo em 3D, já que o 3D de Avatar foi revolucionário. O filme recebeu boas críticas e recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme. O filme tirou o recorde de Titanic, que era a maior bilheteria mundial desde 1997. Os mais de 2 bilhões e 700 milhões de Avatar, além de garantirem duas sequências (previstas para 2014 e 2015), provavelmente farão com que ele ocupe este posto até ano que vem, pelo menos...

2-Titanic ($1,843,200,000)



Titanic, lançado em 1997, também impressionou por ser o 1º filme a ultrapassar a barreira do bilhão. A crítica torceu o nariz para o filme antes dele ser lançado, pois muitos achavam que ia se tratar de "só mais um filme sobre o naufrágio de Titanic". A Fox com medo de ter um prejuízo muito grande, já que o custo tinha sido de 200 milhões para fazê-lo, decidiu dividir tudo com a Paramount, não importando se fosse lucro ou prejuízo. Bem, depois do lançamento, os críticos tiveram que se render a essa obra-prima dirigida por James Cameron e Titanic se tornou um fenômeno no mundo inteiro, levando 11 Oscars para casa. Aliás, ano que vem, como seu relançamento tão aguardado em 3D o filme pode recuperar novamente o nº 1, hoje de Avatar. Tudo o que precisa acontecer é que seu relançamento arrecade pelo menos 950 milhões que, somados com o que já faturou em 1997, devolve o trono a Titanic.  

3-Harry Potter e as Relíquias da Morte, parte 2 ($1,328,100,000)




Harry Potter e as Relíquias da Morte, parte 2, lançado em 2011, é o final aguardado da franquia que durou dez anos Harry Potter, baseada nos livros de J. K. Rowling. Teve o acrésimo do 3D e seu sucesso serviu para provar que Harry Potter tem seu lugar entre as franquias mais bem-sucedidas dos últimos tempos.

4-Transformers 3 ($1,123,700,000)



Transformers 3 (ou Transformers: O Lado Oculto da Lua, como quiser), lançado em 2011, é o terceiro capítulo da franquia de Michael Bay, baseado nos brinquedos da Hasbro. Grande parte das pessoas preferiu ver esse filme em 3D, já que ele entra nos filmes com "bom 3D" e não o 3D desnescesário. Melhor que o segundo filme, sua bilheteria pode despertar um Transformers 4 nos próximos anos. Aguardemos.

5- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei ($1,119,900,000)




O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o último filme da trilogia O Senhor dos Anéis. Dirigido por Peter Jackson, assim como os dois filmes anteriores, levou 11 estatuetas do Oscar para casa em 2003. A trilogia foi baseada nos livros de J. R. R. Tolkien e seus fãs aguardam ansiosos por O Hobbit: Uma jornada Inesperada, ano que vem, e sua sequência, em 2013, já que O Hobbit é o prelúdio de O Senhor dos Anéis. Aliás O Hobbit também é dirigido por Peter e é um grande candidato a ultrapassar a barreira do bilhão, também.

6- Piratas do Caribe: O Baú da Morte ($1,066,200,000)



Piratas do Caribe: O Baú da Morte, lançado em 2006, é o segundo filme da bem-sucedida franquia da Disney Piratas do Caribe. Foi recebido com ótimas críticas e é considerado por muitos o melhor filme da série ao lado do 1º. Já no ano seguinte tivemos a continuação que não alcançou o bilhão mas chegou bem perto. Anos depois Piratas do Caribe mostraria que ainda tem fôlego para ultrapassar o bilhão...

7-Toy Story 3 ($1,063,200,000)



Toy Story 3, lançado em 2010 pela Disney Pixar é o único filme de animação a ultrapassar o bilhão.Também lançado em 3D junto com o relançamento de seus antecessores (em 3D, também). O filme fez mais que o dobro de Toy Story 2 e recebeu ótimas críticas. Levou 2 Oscars e foi o terceiro filme de animação na história a concorrer ao Oscar de melhor filme (ao lado de Up - Altas Aventuras e A Bela e a Fera). Houveram boatos de um quarto Toy Story, mas a Pixar não confirmou... porém não desconfirmou, também.

8- Piratas do Caribe: Navegando em águas misteriosas ($1,043,900,000)




Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, o quarto filme da franquia Piratas do Caribe, lançado em 2011, foi o primeiro da série que teve o acrésimo do 3D e o segundo Piratas que passou o bilhão (tornando Piratas do Caribe a única franquia, até agora, a ter dois filmes no Clube do Bilhão). As críticas não foram as melhores, com muitos dizendo que "era só mais um Piratas, sem nada de mais". Porém, parece que as pessoas não deram bola e foram ver o filme mesmo assim. Só que o 3D, não foi dos melhores, mas tudo bem. Os fãs perdoam o capitão Jack Sparrow e aguardam o muito provável Piratas 5.

9-Alice no País das Maravilhas ($1,024,300,000)



Alice no País das Maravilhas, lançado em 2010, é a adaptação dos livros "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho" de Lewis Carrol. Foi dirigido por Tim Burton é pegou carona na onda do 3D, popularizada por Avatar em 2009, mas que vem perdendo um pouco a força. As críticas não foram das melhores mas o visual e os efeitos especiais do filme forma elogiados, assim como a atuação de Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha. Johnny Depp é o único ator, aliás a ter 3 filmes que ultrapassaram o bilhão.

10-Batman - O Cavaleiro das Trevas ($1,001,900,000)




Batman - O Cavaleiro das Trevas, lançado em 2008, é o segundo filme da trilogia do Batman de Christopher Nolan. Trilogia que acaba ano que vem com Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O filme recebeu ótimas críticas principalmente por seu Coringa (interpretado por Heath Ledger). E é dito por alguns como o melhor filme do Batman de todos os tempos. É o único filme de super-herói a ultrapassar a barreira do bilhão e sua continuação é um grande candidato a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário