domingo, 5 de agosto de 2012

Grandes Franquias II: Batman

A franquia do super-herói Batman começou definitivamente com Batman em 1989 e até este ano terá 7 filmes. Foram 2 dirigidos por Tim Burton, 2 por Joel Schumacher e 3 por Christopher Nolan .

-Batman



O primeiro filme do Batman a ser lançado no cinema não foi esse. Mas eese foi o primeiro em que realmente se investiu pesado na produção e lançamento pela Warner Bros. em 1989. Batman, dirigido por Tim Burton fez uma estrondosa bilheteria ($411,000,000)  e recebeu ótimas críticas especialmente pela atuação de Jack Nicholson como o Coringa e pelos visuais darks do filme (e só ver o design de Gotham City).

-Batman: O Retorno



Batman: O Retorno foi lançado em 1992 foi também dirigido por Tim Burton. As crítitcas foram ainda melhores que as do primeiro filme e o visual ainda mais dark (o que é ótimo). Mas infelizmente a bilheteria, 150 milhões de dólares menor que a de Batman, fez com que a Warner Bros. mudasse os ares do terceiro filme.

-Batman Eternamente



A Warner Bros. achou que a baixa bilheteria do filme anterior fosse devido aos tons mais dark e a violência. Então para esse filme, trocou-se o diretor (agora, Joel Schumacher), amenizarem-se os tons darks, trocou-se o elenco e entrou Robin. Batman Eternamente foi lançado 1995 e recebeu críticas piores que os dois filmes anteriores (acabou-se que nenhuma mudança feita foi melhor para a qualidade do filme) mas a bilheteria 90 milhões de dólares maior que a do filme anterior fez com que chegasse a luz do dia o pior filme do Batman...

-Batman & Robin



Que a verdade seja dita: Batman & Robin é um dos piores filmes de super-herói já feitos até hoje. O filme recebeu péssimas críticas e teve a pior bilheteria da série em 1997. Mas graças a Deus, o estrago que Joel Schumacher fez a franquia acabou aqui.

-Batman Begins



Batman Begins foi um reboot da franquia Batman, dirigido por Christopher Nolan e lançado em 2005. As críticas foram ótimas e o filme voltou com os dons darks. Batman Begins fez mais de 370 milhões de dólares nas bilheteriaas do mundo todo e foi a primeira parte da trilogia de Nolan que acaba este ano, aliás.

-Batman: O Cavaleiro das Trevas



Batman: O Cavaleiro das Trevas, lançado em 2007, marcou a franquia Batman. Não só pela excelente atuação de Heath Ledger, que recebeu um Oscar póstumo por seu Coringa, mas também porque o filme ultrapassou o Bilhão de dólares nas bilheterias, sendo até hoje o único filme de super-heróis a conseguir tal feito. É considerado por alguns o melhor filme do Batman.

- Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge



Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é o final da trilogia de Christopher Nolan. Lançado em julho de 2012 foi recebido com ótimas críticas, o que fez com que a trilogia de Nolan fosse considerada uma das melhores do cinema. Foi o terceiro filme de super-herói a ultrapassar o bilhão na história (quando isto acontecer este post será atualizado novamente). Leia a crítica deste filme aqui. O futuro de Batman nos cinemas deverá ser apresentado em 2015 no filme da Liga da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário