sexta-feira, 16 de novembro de 2012

As 10 Melhores Músicas do Cinema segundo a AFI (American Film Institute)

Em 2004 a AFI (American Film Institute) divulgou outra lista. Desta vez, foram eleitas as 100 melhores músicas do cinema americano. Cantando na Chuva, Amor, Sublime Amor e A Noviça Rebelde são os filmes que mais aparecem na lista, cada um com três músicas. Na lista parecem desde músicas ultraconhecidas como "Singin' in the Rain" (de Cantando na Chuva) e a recente "My Heart Will Go On" (de Titanic) a músicas pouco familiares do grande público como "Springtime for Hitler" (de Primavera para Hitler) e "The Yankee Doodle Boy" (de A Canção da Vitória). Então, eis abaixo o top 10 da AFI, com a música, o filme de qual ela foi retirada e quem a canta. E se quiser conferir os outras listas da AFI já publicadas aqui, clique aqui (Melhores Filmes), aqui (Maiores Vilões) e aqui (Frases mais Marcantes).

1)"Over the Rainbow" de "O Mágico de Oz", cantada por Judy Garland



Quem não conhece esta música? Provavelmente ninguém. "Over the Rainbow" ficou eternizada na história do cinema pela voz de Judy Garland. A música aparece logo nos minutos iniciais de O Mágico de Oz enquanto Dorothy e Totó ainda estão no Kansas.

2)"As Time Goes By" de "Casablanca", cantada por Dooley Wilson



Apesar da música ser de 1931, ela só se tornou grande conhecida do público após ser cantada por Dooley Wilson em Casablanca de 1942. Ilsa pede que o pianista do bar de Rick, Sam, toque a música "As Time Goes By" para ela. Aliás a frase "Play it, Sam. Play 'As Time Goes By'" é uma das mais conhecidas do filme.

3)"Singin' in the Rain" de "Cantando na Chuva", cantada por Gene Kelly



A sequência de Cantando na Chuva em que Gene Kelly canta a música "Singin' in the Rain" na rua em meio a uma forte chuva é uma das cenas mais conhecidas do cinema. Apesar do que alguns pensam, a música foi lançada bem antes do filme (que é de 1952), já em 1929.

4)"Moon River" de "Bonequinha de Luxo", cantada por Audrey Hepburn



"Moon River" foi especialmente feita para o filme Bonequinha de Luxo. Uma versão instrumental da música é ouvida logo nos créditos de abertura do filme, mas a versão cantada por Audrey Hepburn só aparece pela primeira vez quando Paul descobre Holy cantando com seu violão na escada de incêndio. A música levou a estatueta do Oscar para casa.

5)"White Christmas" de "Duas Semanas de Prazer", cantada por Bing Crosby




A música natalina foi feita originalmente para o filme e "White Christmas" de Bing Crosby vendeu mais de 50 milhões de cópias e é, segundo o Guinness World Records o single mais vendido da história. Duas Semanas de Prazer foi lançado em 1942 e sua principal música se tornou mais conhecida que o próprio filme, já tendo sido regravada por diversos artistas como Frank Sinatra, Elvis Presley, Doris Day e até Lady Gaga.

6)"Mrs. Robinson" de "A Primeira Noite de um Homem", cantada por Simon & Garfunkel



A música "Mrs. Robinson" se refere especificamente a personagem de mesmo nome (interpretada por Anne Bancroft) do filme para qual foi feita, A Primeira Noite de um Homem. O filme é, inclusive, presença constante em listas dos melhores filmes da história e é o 17° filme mais visto nos cinemas americanos.

7)"When You Wish upon a Star" de "Pinóquio", cantada por Cliff Edwards



Praticamente todos os Clássicos Disney tem uma música marcante. Inclusive, além de Pinóquio, músicas de Branca de Neve, A Bela e a Fera e O Rei Leão figuram no top 100 da AFI. Mas "When You Wish upon a Star" é a mais marcante e, no filme, é cantada pelo Grilo Falante, a "consciência" de Pinóquio. A música venceu o Oscar de Melhor Música de 1940.

8)"The Way We Were" de "Nosso Amor de Ontem", cantada por Barbra Streisand



Outro música vencedora do Oscar, "The Way We Are" é uma das quatro músicas cantada por Barbra Streisand a aparecer na lista. A música, além de marcar o filme de 1973 dirigido por Sidney Pollack, foi o primeiro single n°1 de Barbra na Billboard Hot 100.

9)"Stayin' Alive" de "Os Embalos de Sábado à Noite", cantado por The Bee Gees



"Stayin' Alive" é uma música extremamente conhecida e ficou totalmente associada a seu filme. É difícil ouvi-la sem lembrar de John Travolta dançando passos típicos de discoteca. Aliás, Os Embalos de Sábado à Noite, que foi lançado em 1977 (filme mais recente deste top 10), é marcante por toda sua trilha sonora.

10)"The Sound of Music" de "A Noviça Rebelde", cantada por Julie Andrews




Um dos filmes mais popularess da história, A Noviça Rebelde, de 1965, também tem uma das músicas mais populares do cinema. "The Sound of Music" O verso principal da música "the hills are alive with the sound of music" (as colinas estão vivas com o som da música) é, inclusive, referenciado inúmeras vezes na cultura pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário